Acadêmicos
Cadeira 1 - Vacante
Pedro Pereira Campos
Cadeira 2
Patrono: Dom Francisco de Aquino Correa
Escritor jurídico e articulista. Membro Fundador da ARIFE Associação Rondonopolitana de Imprensa Falada e Escrita. Membro fundador da Academia Rondonopolitana de Letras e seu 1º Presidente.
Biografia Completa
Natural de Itiquira\MT. Juiz de Direito Aposentado. Advogado. Escritor jurídico e articulista. Membro Fundador da ARIFE Associação Rondonopolitana de Imprensa Falada e Escrita. Membro fundador da Academia Rondonopolitana de Letras e seu 1º Presidente. Secretário Municipal de Educação e Cultura, em Rondonópolis-(1977\1982).
Procurador Geral do Município de Rondonópolis-(1989\1992). Coordenador Regional da SUDEPE em Mato Grosso (1985\1988). Professor Universitário de Direito Processual Penal. Publicou: Sentenças Penais à Luz do Princípio Humanitário. Eutanásia, uma Questão Polêmica-(co autoria). A Lei dos Crimes Hediondos como óbice à Função Ressocializadora da Pena.
Aspectos Históricos do Poder Legislativo de Itiquira e partícipe da Coletanea: Rondonópolis 70 Anos.
PATRONO
DOM AQUINO CORREIA. Francisco de Aquino Correia, nasceu em Cuiabá. no dia 02 de abril de 1885. Filho do Comendador Antonio Tomaz Aquino Correia e Mari D`Aleluia Guadie Ley. Poeta, escritor, político e líder religioso. Designado bispo pelo Papa Pio X, em 1914, com apenas 29 anos de idade, tornando-se o mais jovem bispo do mundo. Indicado pelo Presidente Wenceslau Braz para Presidente do Estado de Mato Grosso, como elemento conciliador, assumindo o governo em 28 de janeiro de 1918, com 32 anos de idade e encerrando-se o seu mandato em 21 de janeiro de 1922. No governo do Estado foi antecedido por Cipriano da Costa Ferreira e sucedido por Pedro Celestino Correa da Costa. Criou o Brasão do Estado de Mato Grosso-(Resolução n. 799, de 14\08\1918). É autor do Hino de Mato Grosso. oficializado pelo Decreto n. 208, de 05\09\1983). Inaugurou o serviço de iluminação elétrica em Cuiabá e introduziu os primeiros automóveis na Capital. Idealizou a criação do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e a fundação da Academia Mato-Grossense de Letras, sendo Presidente de Honra da AML e Presidente Perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Foi o primeiro mato-grossense a ingressar na Academia Brasileira de Letras, eleito em 09\12\1926, aos 31 anos de idade, tornando-se titular da Cadeira n. 34, que tem como patrono Souza Caldas, tendo como antecessores o Barão do Rio Branco e Lauro Muller.
Ivonete Bernardes de Oliveira Lopes
Cadeira 3
Patrono: Raymundo Maranhão Ayres
Ivonete Bernardes de Oliveira Lopes também é escritora, escrever o livro nulidades sentenças e recursos na área penal , contribuindo para a literatura jurídica e promovendo reflexões sobre questões sociais e legais.
Biografia Completa
Promotora de Justiça com atuação destacada no estado de Mato Grosso.
Além de sua atuação no Ministério Público, Ivonete Bernardes de Oliveira Lopes também é escritora, escrever o livro nulidades sentenças e recursos na área penal , contribuindo para a literatura jurídica e promovendo reflexões sobre questões sociais e legais. Sua dedicação e comprometimento com a justiça e a cidadania a tornam uma figura respeitada no cenário jurídico e cultural de Mato Grosso.
Clotildes Fagundes
Cadeira 4
Patrono: Manoel Cruz
É mato-grossense de Rondonópolis. Mestra em Direito Civil, professora, especialista em educação e advogada na Banca de Advocacia J. Wanderley G. Duarte & Advogados Associados.
Biografia Completa
É mato-grossense de Rondonópolis. Mestra em Direito Civil, professora, especialista em educação e advogada na Banca de Advocacia J. Wanderley G. Duarte & Advogados Associados. Membro da Academia Rondonopolitana de Letras - ARL, cadeira nº 04. Com vários artigos jurídicos e obras publicadas, a destacar: Responsabilidade Civil pelo Ensino de Qualidade; e Mãos calejadas com amor.
PATRONO
Manoel Cruz (Cadeira nº 4) era natural da Bahia. Veio para Alto Araguaia em 1930. Era advogado e jornalista. Foi o primeiro jornalista da antiga região leste do estado. Foi redator de vários jornais de Alto Araguaia e de Guiratinga, no período de 1931 a 1936. Não se tem notícia da data do seu falecimento.
Paulo Isaac
Cadeira 5
Patrono: João Antônio Neto
Paulo Augusto Mario Isaac, nasceu em P. Bernardes, SP em 23/01/1956, é escritor e poeta, doutor em Ciências Sociais e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Rondonópolis. É especialista em Psicoterapia Junguiana e Psicossomática.
Biografia Completa
Professor Aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), Mestre em Educação Pública (UFMT), graduado em Ciências e Estudos Sociais, História e Pedagogia; pós-graduado lato sensu em Psicologia Junguiana (IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa) e Psicossomática (IJEP).
Foi laureado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondonópolis.
Recebeu o nome indígena Juredugo Kudoro Kaworo pela etnia Bóe Bororo, com quem trabalha há a 34 anos.
PATRONO
Patrono João Antônio Neto, nasceu em 19/04/1920 em Couto Magalhães, GO. É escritor e poeta, foi o primeiro Juiz de Direito e fundador da Comarca de Rondonópolis; foi desembargador do Estado de Mato Grosso. É membro da Academia Matogrossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Estado.
Hermélio Silva
Cadeira 6
Patrono: Luís Felipe Sabóia Ribeiro
O rondonopolitano Hermélio Nicolau da Silva, nasceu em 16.10.1958. Filho de Hermenegildo da Silva e Nilza Marinho da Silva, é o primeiro de dois filhos do casal.
Biografia Completa
O rondonopolitano Hermélio Nicolau da Silva, nasceu em 16.10.1958. Filho de Hermenegildo da Silva e Nilza Marinho da Silva, é o primeiro de dois filhos do casal.
Formado em Marketing, escritor com 35 livros publicados, consultor cultural e editor. De 2005 a 2011 foi Diretor de Eventos Especiais e Cerimonial da Prefeitura de Campinas - SP. É membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, ocupando a cadeira nº 06, que tem como patrono o médico Luís Felipe Sabóia Ribeiro, cearense de Fortaleza.
Seus principais livros são: Incisão perfeita; Um alquimista no Pantanal; Encontros das artes: Campinas – São Paulo – Brasil; Rondonópolis do alto; Cerimonial: não tenha medo! e; Cáritas Diocesana de Rondonópolis - Padre Lothar Bauchrowitz.
Trabalhou por 12 anos na Câmara de Vereadores de Rondonópolis, sendo cinco deles como Secretário de Comunicação Social.
Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Governo, da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, como Coordenador de Cerimonial.
PATRONO
Luís Felipe Sabóia Ribeiro, nasceu em Fortaleza – CE, em 23.10.1906. Seus genitores são Raimundo Ribeiro e Terezinha Sabóia.
Mudou-se para o Rio de Janeiro – RJ, formando-se em medicina em 1934, especializando-se em obstetrícia e ginecologia. No ano seguinte, mudou-se para Poxoréu – MT.
Casou-se com dona Ana de Lourdes Vieira Sabóia Ribeiro e tiveram seis filhos.
No ano de 1947, mudou-se para Corumbá – MS.
Era primo-irmão da escritora Raquel de Queiroz, por parte da mãe.
Em 1953, foi designado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, sendo presidente por duas oportunidades.
Em 08.02.1962, tomou posse como membro eleito na Academia Mato-Grossense de Letras, cadeira número 08.
Publicou, entre outros, o livro “Caçadores de Diamantes”, em 1945. Depois republicou, em 1959.
Luís Sabóia faleceu no Rio de Janeiro – RJ, em 09.05.1968.
Jerry Mill
Cadeira 7
Patrono: Agenor Ferreira Leão
Pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2004, ele ministrou aulas de inglês nos cursos de Secretariado Trilíngue, Turismo e Administração com habilitação em Comércio Exterior no Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur).
Biografia Completa
Pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2004, ele ministrou aulas de inglês nos cursos de Secretariado Trilíngue, Turismo e Administração com habilitação em Comércio Exterior no Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur).
Mestre em Estudos de Linguagem pelo Instituto de Linguagens da UFMT em 2006, ele fundou a Associação Livre de Cultura Anglo-Americana (ALCAA) com um grupo de
amigos e alunos em 2009, instituição esta cuja ênfase está na prática linguística e na oferta de soluções linguísticas.
Em maio de 2012, ele foi convidado a fazer parte do Rotary Club de Rondonópolis, onde ingressou como associado representativo e, depois de alguns anos, tornou-se associado honorário, honraria mantida pelo clube de serviço há quase uma década.
Em meados de 2013, ele foi convidado a participar do processo de formação e fundação do que viria a ser a Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), sendo um dos seus membros-fundadores e integrante do seu Conselho Fiscal na primeira gestão (do confrade Pedro Pereira Campos Filho), tesoureiro na segunda gestão (do confrade Ailon Bispo do Carmo), tesoureiro na terceira gestão (da confreira Aparecida da Silva Carvalho) e
novamente tesoureiro na quarta gestão (do confrade Paulo Augusto Mario Isaac).
Atualmente, ele serve a entidade como o quinto presidente da ARL.
No campo literário, ele lançou o seu primeiro livro (Inglês de Fachada) em março de
2007, que foi seguido por Inglês no A Tribuna (outubro de 2007), Investindo no Inglês
Boys (julho de 2008), Investindo no Inglês Girls (dezembro de 2008), Inglês Crônico (outubro de 2011), Inglês no A Tribuna 2 (julho de 2012), Poetalma Poematal - Poemas em Português e Inglês (dezembro de 2013), Homo Rotarius (maio de 2014), Inglês no A Tribuna (maio de 2015), Lamartine da Nóbrega - Uma História Como Nenhuma Outra
(maio de 2018), Inglês de Fachada - 2ª Edição Revisada e Ampliada (setembro de 2019),
Homo Rotarius 2 (maio de 2022), Death Itself + Other Short Poems (novembro de 2022), Bertinetti - De Canguçu para o Mundo (maio de 2023), Bem-Aventurado - A Trajetória
Inspiradora do Fundador do Grupo Flamboyan (dezembro de 2023) e Inglês no A
Tribuna 4 (novembro de 2024), seu lançamento mais recente.
Estudioso das línguas portuguesa e inglesa, Jerry Mill se notabilizou pela redação de
artigos sobre o idioma bretão e o Rotary Club, embora vários de seus artigos também
contemplem outros temas de interesse pessoal. Segundo suas próprias estimativas,
somente no A Tribuna, maior e mais influente jornal da região sudeste do estado, já foram
publicados mais de mil textos de sua autoria, inclusive poemas e reportagens.
Seus próximos projetos têm como prioridade biografias, poesias em língua inglesa,
artigos publicados em jornal, obras com ênfase na história do futebol municipal e, assim
que possível, um romance no idioma de Shakespeare.
Jakson Aguirre
Cadeira 8
Patrono: Ronaldo de Arruda Castro
Nasceu na cidade de Dourados M.S veio para Rondonópolis na década de 1970. É casado com Maria Ilza Aguirre Da Silva com quem teve três filhos.
Professor de Língua portuguesa e literatura, formado pela UFMT (UFR) campus de Rondonópolis.
Biografia Completa
Nasceu na cidade de Dourados M.S veio para Rondonópolis na década de 1970. É casado com Maria Ilza Aguirre Da Silva com quem teve três filhos.
Professor de Língua portuguesa e literatura, formado pela UFMT (UFR) campus de Rondonópolis. Escritor, poeta e membro da Academia Rondonopolitana de Letras, onde ocupa a cadeira número oito.
Autor dos livros:
Diário de um menino de rua
Escravos do destino
Baile de debutantes
Pedaços de poemas
Escreve para o jornal A tribuna há mais de quinze anos,
é filiado na UBE (União Brasileira de Escritores).
George Ribeiro
Cadeira 9
Patrono: Benedito Sant’Anna da Silva Freire
Autor de dezenas de peças teatrais, entre elas Sangue no Rio, foi presidente do Núcleo de Teatro da Cidade e diretor do GEDA – Grupo de Expressão & Desenvolvimento Artístico. É autor do poema/canção Rondonópolis, Terra de Sonhos, Terra de Amor.
Biografia Completa
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em Secretariado Executivo. É pós-graduado em Gestão Pública e Gerência de Cidades, e atualmente é mestrando na linha de Linguagem, Educação e Cultura pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Educador, poeta, ativista político e produtor cultural.
Autor de dezenas de peças teatrais, entre elas Sangue no Rio, foi presidente do Núcleo de Teatro da Cidade e diretor do GEDA – Grupo de Expressão & Desenvolvimento Artístico. É autor do poema/canção Rondonópolis, Terra de Sonhos, Terra de Amor. Sua poesia romântica se entrelaça a um manifesto sobre a condição humana, as desigualdades sociais e a relação com o meio ambiente.
Kátia Cardoso
Cadeira 10
Patrono: Wilson Ferreira Lemos
Professora Titular Aposentada pela UFMT, com atuação na graduação e Pós graduação, preponderantemente, no Campus de Rondonópolis, atual Universidade Federal de Rondonópolis.
Biografia Completa
Professora Titular Aposentada pela UFMT, com atuação na graduação e Pós graduação, preponderantemente, no Campus de Rondonópolis, atual Universidade Federal de Rondonópolis.
Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela UFMG, com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris), e Pós-doutorado pela UFPR. Suas pesquisas, que versam sobre alfabetização, leitura e escrita e história da alfabetização e livros escolares, encontram-se publicadas em cinco livros autorais: Da oralidade à escrita: a produção do texto narrativo no contexto escolar (INEP-COMPED/EdUFMT, 2000); A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal (Mercado de Letras, 2002); O que as crianças sabem sobre a escrita? (EdUFMT; Central de Textos, 2008); Cartilha Ada e Edu: Produção, difusão, circulação – 1977-1985 (EdUFMT, 2011); Minha vida de professora: escavação, fragmentos, vozes (Paco Editorial, 2023).
Participou da organização de várias obras e possui, ainda vários capítulos em livros coletivos e artigos científicos em periódicos científicos da área. Orientou várias dissertações de Mestrado, Monografias de Especialização, trabalhos de Iniciação Científica e Conclusão de curso. É membro fundador da ABALF – Associação Brasileira de Alfabetização e da ANPED – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação. Coordenou por mais de 20 anos o Grupo de Pesquisa CNPq ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar. Foi a primeira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (2010-2014).
Atualmente é vice-líder do Grupo de Pesquisa ALFALE e trabalha como Assessora Pedagógica do Ministério da Educação no Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Ocupa a Cadeira N. 10 da Academia Rondonopolitana de Letras, desde 2022, Cadeira essa anteriormente ocupada pela saudosa escritora Wilse Arena Da Costa.
PATRONO:
Wilson Ferreira Lemos nasceu em Currais Novos (pequena cidade do RN) no dia 22 de novembro de 1932. Mudou-se para Cuiabá em 1959 e dez anos depois para Rondonópolis. Aqui ganhou o codinome de Wilson “Poeta” Lemos. Era advogado, articulista, poeta e escritor. No campo jornalístico, trabalhou incansavelmente tanto como redator quanto articulista e colunista de diversos jornais e panfletos no Estado de Mato Grosso, em especial na capital Cuiabá e em Rondonópolis. Como militante e analista político, foi defensor da liberdade de expressão e da democracia; peemedebista histórico, serviu como secretário de Estado no governo de Carlos Gomes Bezerra (1987-1990). Combativo analista político, defensor intransigente da liberdade de expressão e da democracia, foi crítico da ditadura político-militar que se instalou em nosso país nos anos 60 a 80, chegando, inclusive, a ser punido com prisão. No campo literário, revelou-se intelectual erudito e sensível. Ao falecer, em 29 de junho de 2012, deixou diversos textos (artigos, poemas e crônicas) publicados, mas nenhum livro lançado. Ainda assim, na Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), ele é o patrono da Cadeira n° 10, ocupada atualmente pela professora universitária Cancionila Janzkovski Cardoso.
Cidinha Carvalho
Cadeira 11
Patrono: Aroldo Marmo de Souza
Nasceu em Paranaíba – MS. Vive em Rondonópolis MT, desde 1960. Graduada em Geografia, pela UFMT/UFR. Foi servidora pública municipal por mais de 26 anos. É pecuarista e agricultora.
Biografia Completa
Nasceu em Paranaíba - MS. Vive em Rondonópolis MT, desde 1960. Graduada em Geografia, pela UFMT/UFR. Foi servidora pública municipal por mais de 26 anos. É pecuarista e agricultora. Membro fundadora da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, com a cadeira número 11. Foi presidente da ARL e presidente e coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em MT – AJEB. Publicou seis livros.
Édson Ceretta
Cadeira 12
Patrono: José Youssef Merhi
Servidor público federal, graduado em Direito e Esp. em Ciências Penais e Educação Inclusiva – Libras. Romancista, poeta, contista, editor e revisor literário. Autor de “À sombra do 13”, “Crisântemo verde” e “Metamorfose”. Presente em mais de 50 antologias literárias nacionais e internacionais.
Biografia Completa
Nasceu em 22 de novembro de 1976, em Palmitinho/RS. É o mais velho de seis irmãos. Filho de pai e mãe das lides do campo.
É servidor público há mais de 20 anos e, desde 2015, é concursado da Receita Federal.
Pós-graduado em Ciências Penais, voltado para o Mercado de Trabalho e para o Exercício do Magistério Superior, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Pós-graduado em Educação Inclusiva – Formação Libras, pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), do Paraná.
Estreia na literatura, com o romance “À sombra do 13” – Jun/2019.
Publica o conto “A criatura” e os poemas “Fantoche” e “O último ato” - Coletânea Aterrorizante, da Travassos Editora. Rio de Janeiro/RJ, 2021.
Eleito para a Academia Rondonopolitana de Letras/ARL – Jul/2022.
Traz ao público o primeiro livro de poesia, de uma série de sete, intitulado “Crisântemo verde - Volume 1 – Série ‘Flores poéticas’” - Maio/2023.
Lança “Metamorfose” (virtual e presencial) - Out/2023 e mar/2024.
Escritor participante de mais de 50 antologias literárias, em nível nacional e internacional, com editoras renomadas, como: Cartola, Lura Editorial, Mágico de Oz, Andross, Selo Off Flip, Literarte, Vivara Editora Nacional e muitas outras.
Possui textos traduzidos para o inglês, o espanhol e o italiano.
Autor do poema “Rondonópolis, de canto, encanto e amor”, que homenageia a cidade de Rondon.
Seus trabalhos incluem romances, crônicas, contos, poesias, contos de fadas e infantojuvenis.
Em suas obras e produções, também utiliza os pseudônimos “Cosette d’Anré” e “César de Tonet”.
Experiência comprovada em edição e revisão de livros, além de serviços de copidesque, com atuação em dezenas de obras de escritores da região Centro-Oeste.
Vem trabalhando em inúmeros projetos para o futuro: poesias, crônicas, contos, romances e biografias.
Possui textos escritos, desde os 12 anos.
Ama a história e preza escrever. Sempre se interessou pela cultura, pelas artes e pela literatura.
Mora há mais de 20 anos no Mato Grosso. Casado e pai de uma menina.
Adly Gaby
Cadeira 13
Patrona: Arlinda Morbeck
⦁ Neuropsicopedagogo, inscrito ante a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPP-15026.
⦁ Especializado em Análise Comportamental Aplicada -ABA-
⦁ Especialista em ABA para o Transtorno de Espetro de Autistas TEA.
Biografia Completa
⦁ Neuropsicopedagogo, inscrito ante a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPP-15026.
⦁ Especializado em Análise Comportamental Aplicada -ABA-
⦁ Especialista em ABA para o Transtorno de Espetro de Autistas TEA.
⦁ Imortal da Academia Rondonopolitana de Letras com a cadeira número 13, sendo a primeira pessoa negra em ocupar esta posição na Academia Rondonopolitana de letras
-ARL-
⦁ jornalista, formado pelo Instituto Dominicano de Periodista (IDP), da América central.
⦁ professor concursado da prefeitura municipal de Rondonópolis, atuando nas salas de recursos com atendimento aos alunos com necessidades especiais.
⦁ Professor de história, com formação pedagógica pela faculdade Fabras em parceria técnica científica com a faculdade Ideal de Brasília.
⦁ Com formação pedagógica em geografia pelo Instituto Mineiro de Formação Continuada (ZAYN).
⦁ Formado em Superior de Tecnologia de Marketing pela Universidade Norte de Paraná (UNOPAR).
⦁ Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela faculdade Intervale.
⦁ Pós-graduado em Inspeção, Supervisão e Orientação Escolar, pela faculdade Intervale,
⦁ Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado e os Transtornos do Desenvolvimento Infantil pela universidade intervale.
⦁ Pós-graduado Ciências Políticas e Gestão Públicas.
⦁ Pós-graduado em história.
⦁ Pós-graduado em comunicação em crises internacional.
⦁ Pós-graduado em Negócios Internacionais.
⦁ Pós-graduado em Direito Penais.
⦁ Cursa mestrado em ciência da educação pela Ivy enber Christian University in the United State of América.
⦁ Poliglota e intérprete profissional, defensor das causas dos mais necessitados.
PATRONA
Arlinda Pessoa Morbeck nasceu em Salvador – BA, no ano de 1889, casou-se com Jose Morbeck e veio às plagas de Mato Grosso fixando residência, inicialmente, em Cuiabá, onde viveram de 1911 a 1916. Tornaram a mudar, indo
para Araguaiana – MT, cidade na qual residiram entre 1916 a 1924, quando novamente transferem-se para Alto Araguaia onde permanecem até 1940.
Mudam-se para Valparaiso-SP, onde residiram até o seu falecimento em 1961.
Arlinda dedicou toda sua vida ao magistério, deixando uma extensa publicação literária entre poesias e crônicas, sistematizadas em 18 volumes. O único livro
publicado é uma coletânea de poesias, publicadas por Valdon Varjão, hoje raro, intitulado poesias. Alguns de seus poemas podem ser encontrados no livro
“História da Literatura de Mato Grosso” de Hilda Gomes Dutra Magalhães.
A Escola Estadual ‘’Arlinda Pessoa Morbeck’’ recebeu esse nome em homenagem à professora e poetisa Srª. Arlinda Pessoa Morbeck, a qual
desenvolveu atividades literárias, escrevendo 18 (dezoito) jornais nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro, sendo considerada pela UFMT, a 1ª Poetisa do Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, através de uma pesquisa chefiada pela professora Hilda Gomes Dutra Magalhães.
Falecendo aos 71 anos de idade, aos 12 de julho de 1960, na cidade de Valparaiso.
No Mato Grosso o governo fez justiça e criou em 1989, através do Decreto 2.076 de 29 de novembro de 1989 que dispõe sobre a criação e denominação de Unidade Escolar no Setor Aeroporto, no Município de Alto Araguaia-MT. O Governador do Estado de Mato Grosso, usando de suas atribuições legais que lhe conferia o inciso III do Artigo 42 da Constituição Estadual e Considerando o processo n.º 056.649-7 protocolado na Secretaria de Educação e Cultura. Foi decretado a criação da Escola Estadual ‘’ Arlinda Pessoa Morbeck’’, nos moldes do Sistema Estadual de Ensino. Já com a denominação de Escola Estadual de 1º graus ‘’Arlinda Pessoa Morbeck’’ foi elevada a nível de 2º grau pelo Decreto n.º 2.200 de 17/04/98, D.O. DE 17/04/98, autorizando o Ensino Médio pela Resolução n.º 11/98 CEE/MT, D.O. de 23/06/98. Passa então a ser denominada Escola Estadual de 1º e 2º Graus ‘’ Arlinda Pessoa Morbeck’’.
Atualmente a Escola é denominada Escola Estadual ‘’ Arlinda Pessoa Morbeck’’.
Isaías Dias
Cadeira 14
Patrono: Rubens de Mendonça
Nasceu no dia 08 de dezembro de 1957, na cidade de São Domingos do Maranhão–MA.
Em 1979, como quase todo nordestino, para alcançar uma vida melhor, foi para São Paulo, onde o trabalho e o meio de vida seriam mais atrativos.
Biografia Completa
Nasceu no dia 08 de dezembro de 1957, na cidade de São Domingos do Maranhão–MA.
Em 1979, como quase todo nordestino, para alcançar uma vida melhor, foi para São Paulo, onde o trabalho e o meio de vida seriam mais atrativos. Desembarcou em Campinas–SP, e lá ficou por dois anos morando com a família do seu irmão Valdemar Dias Camelo.
Depois desse tempo e muito trabalho árduo com o seu irmão, trouxe toda sua família do Maranhão para Campinas. (Pai, mãe e irmãos). Em Campinas, no ano de 1980, conseguiu terminar o segundo grau. (Contabilidade). No final do ano de 1983, casou-se com uma moça de Mato Grosso, (Cleide Ramos da Silva) juntos tiveram três filhos, Anderson, Cleberson e Adenilson, sendo ela a responsável por trazer o nosso escritor para Mato Grosso.
Ele veio com sua família e se instalou na cidade de Rondonópolis. Chegando em Mato Grosso, especificamente em março de 1985. Em Rondonópolis, trabalhou na profissão que aprendera na adolescência (Pedreiro) e criou seus filhos na região do Jardim Iguaçu.
Ali construiu sua casa e morou por dezoito anos, vendo o crescimento da majestosa cidade de Rondonópolis. Em 1997 por razões que não infere aqui, houve a separação do seu primeiro casamento. No ano 2000, assumiu o concurso público e passou a trabalhar na rede Estadual de ensino no cargo de Apoio Administrativo (Vigilante).
Em 2001, casou-se com sua atual esposa Maria de Lourdes de Souza (Lurdinha). Em 2003 foi morar na cidade de São José do Povo, onde passou a viver definitivamente. Ao se casar com Lurdinha, também ganhou mais duas filhas, Kelly e Fabiana, as quais vieram somar e completar sua família.
Em São José do Povo, fundou a Primeira Igreja Batista, como missionário da Igreja Batista do Jardim Atlântico e da Associação das Igrejas Batistas do Sul de Mato Grosso. Trabalhou até 2014 na missão quando nesse período foi ordenado pastor, exercendo a função e direção da Igreja em São José do Povo até hoje.
Durante esse período, voltou a estudar quando, em 2006, passou no vestibular na Universidade Federal de Mato Grosso. (UFMT), hoje Universidade Federal de Rondonópolis. (UFR). Em 2010, se formou em Letras e Literatura, seu sonho de Escritor. Em 2015, se formou em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista de Mato Grosso. (STBMT) Cuiabá. Em 2017, depois de dois livros publicados e por incentivo de alguns amigos de Rondonópolis, se inscreveu para uma vaga na Academia Rondonopolitana de Letras, foi aceito e passou a ocupar a cadeira número 14.
Na academia, já ocupou o cargo de Vice-Presidente, gestão, 2018 a 2020. Secretário, gestão 2020 a 2023 e novamente Vice-presidente, gestão 2023 a 2025. Isaías Dias Pereira é casado há 23 dois anos com Maria de Lourdes de Souza (Lurdinha), Historiadora e Psicóloga. Sendo ela, sua maior incentivadora nos trabalhos nos quais o escritor Isaías Dias Pereira exerce, tanto no ministério pastoral quanto nos seus escritos e na escola. Hoje, com seu oitavo livro publicado, (Calos da Terra) 2025. Isaías Dias vem alcançando notoriedade e maturidade literária no meio dos amantes da literatura. No campo das artes, Isaías Dias Pereira, Também, é letrista e compositor. Suas músicas já foram gravadas por ele e por alguns cantores de Rondonópolis e região.
Marcio Martins
Cadeira 15
Patrona: Edith Pereira Barbosa
Doutorando em Estudos da Cultura Contemporânea, PPG-ECCO/UFMT(Cuiabá) e Candidato à PhD em Psicologia, UNLP, Ar. Mestre em Filosofia, PPGFil/UFMT (2021-2024). Especialista em; Neurologia e Neurociência
Biografia Completa
Doutorando em Estudos da Cultura Contemporânea, PPG-ECCO/UFMT(Cuiabá) e Candidato à PhD em Psicologia, UNLP, Ar. Mestre em Filosofia, PPGFil/UFMT (2021-2024). Especialista em; Neurologia e Neurociência: Uma abordagem clínica, contemporânea e multidisciplinar (FAELO, 2021 - 2023), Transtornos Neurocognitivos - Demência (FAVENI, 2023 - 2024), Psicopedagogia (FASIPE, 2008 - 2009) e também em Altas Habilidades / Superdotação (NOVOESTE, 2024) - Graduado em Educação Física (UNIPAR/ PR, 2004), Bacharel em Psicologia (UNIC, ROO, 2020) e Licenciado em Filosofia (Claretiano, 2021). Docente Efetivo IV - IFMT - Roo e Coordenador de Projetos de Ensino; Xadrez, Esportes e Atividades Paraolímpicas.
Membro do Núcleo de Qualidade de Vida e da Comissão Permanente Pessoal Docente. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, SBNP, Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, SBNeC e do Conselho Brasileiro para Superdotação. Faixa Preta de Karatê Shotokan e Colaborador da Diretoria Científica da CBKT (Confederação Brasileira de Karatê Tradicional) e membro da Academia Rondonopolitana de Letras, ARL, ocupando a cadeira de número 15 (2017). Escritor de obras como; Andragogia; Liderança, Administração e Educação. Uma nova teoria. 2009. Ed. Juruá, Freud em diálogos; Poesias em Psicanálise. Ed. Juruá, 2013, Poética de Quinta (2015) e Antologia Tupiniquim; Crônicas e Pensamentos do Cotidiano Social e Político Brasileiro, Câmara Brasileira de Jovens Escritores(2014/2015). Idealizador e Formador do Grupo Palhaçários (Palhaços Voluntários), como também atua na Direção de Teatro (DRT 03737 - GO) da Cia de Teatro de Roo, fundada em 2017). Membro Associado da ANCRIT - Associação Argentina de Investigação e Crítica Teatral.
Membro Associado da Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante - Linha de Pesquisa: Pedagogia do Esporte Escolar - GEPEFEP (IFMT/CNPq) e também do Grupo de Pesquisa em Neurociência Translacional, Clínica e Epidemiológica, NEURO - TCE (UFFS/CNPq). Consultor (CRP 18/05504) dos temas; Educação e os caminhos para a construção do saber - Filosofia da Mente Estendida - Altas Habilidades/Superdotação - Saúde e Qualidade de Vida - Neurociência Cognitiva e Educacional aplicada - Psicologia do Esporte e Rendimento - O Teatro, Literatura e a Poesia muito além da imaginação. Neuropsicólogo esportivo do ICED - SC (Voluntário) e da ABRAHCAR (Seleção brasileira do handebol em cadeira de rodas, equipe campeã mundial, Egito, 2022) e por fim membro da Diretoria da Associação Nova Semente (Casa do Bom Samaritano - atendimento para moradores de rua), Roo - MT. Autor do E-book "Como Otimizar seu Cérebro", 2024. Embaixador do Programa Saúde Planetária, IEA/USP(2025)
Aires José
Cadeira 16
Patrono: Fernando de Almeida
AIRES JOSÉ PEREIRA é mineiro de Salinas, poeta por gosto e por pirraça que acredita nas palavras transformadoras de homens e de espaço. É Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Planejamento Urbano pela FAU-UnB, graduado em Geografia e Especialista em Organização e Produção do Espaço Geográfico pelo CUR/UFMT
Biografia Completa
AIRES JOSÉ PEREIRA é mineiro de Salinas, poeta por gosto e por pirraça que acredita nas palavras transformadoras de homens e de espaço. É Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Planejamento Urbano pela FAU-UnB, graduado em Geografia e Especialista em Organização e Produção do Espaço Geográfico pelo CUR/UFMT, escritor com vários livros e artigos publicados. Possui milhares de poesias publicadas em jornais impressos e on-line.
Atualmente é Prof. Associado III no curso de Geografia e no Programa de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Rondonópolis, onde também foi supervisor do LBORATÓRIO DE CARTOGRAFIA e coordenador de curso por 25 meses. É membro do NDE e do Colegiado de Geografia.
Aires José Pereira foi membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Rondonópolis, como também foi membro do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra - MT. Também foi Coordenador do PIBID de Geografia da UFR e de suas Atividades Complementares.
Aires José Pereira esteve efetivo da ACALANTO - Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense na cadeira 22 e com patrono o poeta Mário Quintana.
Aires José Pereira é coautor com Elias da Silva e Sebastião de Assis do Hino Oficial de Rondonópolis, ao ganhar o concurso público em dezembro de 2003, portanto, agora em 10 de dezembro completa 22 anos.
Seus livros de poesias publicados são: REFÚGIO (1992); DE VOLTA (1993); PEDAÇOS DE MIM (1994); ÊXATASE DE DOR (1999); CORES DO AMOR (2000); SONHOS DE CRIANÇA (2008) e o livro: CAMINHOS E LABIRINTOS no prelo na EdUFR em 2023.
Aires José Pereira possui uma página no Recanto das Letras com mais de 2.200 textos publicados. Textos desde Haicais, poesias em várias temáticas, prosa poética, tautogramas, quadras, tercetos, sonetos, artigos, discursos, memorial descritivo, etc.
Seus livros individuais na área de Geografia são: "TANGARÁ DA SERRA: Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização" (1ª edição em 2000; 2ª edição em 2012; 3ª edição em 2019 e 4ª edição em 2021), "ENSAIOS GEOGRÁFICOS E INTERDISCIPLINARIDADE POÉTICA" (1ª Edição em 2003; 2ª Edição em 2009; 3ª Edição em 2012; 4ª Edição em 2015; 5ª Edição em 2019 e 6ª edição em 2021).
Seus livros coletivos (como organizador e colaborador): "GEOGRAFIA DE MATO GROSSO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI" (1ª edição em 2004). "ENSAIOS GEOGRÁFICOS E EDUCAÇÃO" (1ª edição em 2006). "ENSAIOS DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO/DO TOCANTINS 1ª edição em 2008, "EDUCAÇÃO, AMBIENTE, CULTURA e LUGAR: Uma análise da Produção do Espaço Geográfico"(1ª edição em 2012; 2ª edição em 2019 e 3ª edição em 2021), "PERSPECTIVAS E NOVOS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO" com a 1ª edição em 2016 e sua 2ª edição em 2021), "CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DOS CONHECIMENTOS DIVERSOS E MULTIDISCIPLINARES" com a 1ª edição em 2016 e sua 2ª edição em 2020). Em 2018 publicou o livro: GEOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES MULTIDISCIPLINARES em 2016 e em 2020 fez sua 2ª edição. Em 2022 publicou o livro: "PELOS CAMINHOS DA GEOGRAFIA", em sua primeira edição.
AIRES JOSÉ PEREIRA possui participações como colaborador nos seguintes livros: GEOGRAFIA DOS GERAIS: Espaço, Cultura e Natureza (2011) "DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO"(2011), "ENSAIOS DE GEOGRAIFA E HISTÓRIA DO TOCANTINS PARA UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA" (2012), GEOGRAFIA TOCANTINENSE: Urbanização, Território, Região e Dinâmicas Sociais (2021), MATO GROSSO: Temáticas geográficas e possibilidades interpretativas 2023, entre outros.
AIRES JOSÉ PEREIRA possui aproximadamente uns 100 livros de poesias de 100 páginas para serem publicados nos próximos anos. Possui vários artigos quase prontos para publicação em Revistas e livros. Em breve estará publicando outros livros.
Mas, sua trajetória como estudante começou tardiamente em função da falta de oportunidade, pois até os 12 anos moravam em zona rural. Em 1977 fez primeira série primária e em 1978 fez a segunda série. Já em 1979 fez 3ª e 4ª séries até meado do ano (supletivo).
No entanto, por força da necessidade de ter que trabalhar para ajudar no sustento da família (uma vez que é órfão do pai desde os seis anos de idade), fica sem estudar por seis anos, uma vez que trabalhava até as 11 da noite quando era ajudante de marceneiro na INCOAMA – LTDA em Tangará da Serra – MT.
Portanto, em 1987 retoma seus estudos no CES (Alfred Marien), onde faz da 5ª a 8ª série e o 2ª grau em apenas um ano, mesmo passando por muitas dificuldades econômicas.
Em 1988 faz e passa no vestibular para Geografia da UFMT/antigo CPR (Centro Pedagógico de Rondonópolis). Em 19 de setembro de 1988 começa sua carreira no magistério dando aulas da 5ª a 8ª séries na Escola Estadual “Joaquim Nunes Rocha”. Se em fevereiro de 1987 chega em Rondonópolis e entra teoricamente na 5ª série (supletivo no Alfred Marien), um ano e pouco depois já estava dando aulas para oitava série. Foi ótimo porque o aprendia na UFMT já colocava em prática em sala de aula. Uma luta árdua que o fez crescer ainda mais como ser humano e profissional que já se formava usando a teoria aprendida nas salas de aula da UFMT e aplicada na prática na escola em que atuava.
Foi professor substituto do curso de Geografia no Campus Universitário de Rondonópolis por cinco semestres e ministrando as seguintes disciplinas: Estudos Amazônicos, Geografia Humana I, II e III, Geografia Regional I, II e III, Organização e Produção do Espaço Geográfico, Didática IV e Prática e Ensino da Geografia I.
Também trabalhou no Instituto Tangaraense de Educação e Cultura – ITEC, de 2000 a 2004, ministrando as seguintes disciplinas: Introdução à Sociologia, Sociologia da Educação I, Sociologia da Educação II, Pesquisa Educacional I e Pesquisa Educacional II.
Já no curso de Geografia da UFT – Campus Universitário de Araguaína teve experiência atuando nas seguintes disciplinas: Geografia Regional e Espaço Mundial (disciplina objeto de meu concurso), Geografia Urbana, Geografia da Amazônia, Filosofia da Educação, Seminário Temático III, Práticas em Estudos Temáticos de Geografia e Metodologia do Trabalho Científico. Já no Curso de Geografia do PARFOR ministrou as disciplinas: Filosofia da Educação, Metodologia Científica, Sociologia da Educação e Geografia Regional do Brasil.
Já ministrou 04 disciplinas em pós-graduação na UFT – Campus de Araguaína, aumentando assim a diversificação da experiência do magistério e, consequentemente, aprendendo um pouco mais com a referida modalidade de ensino.
No curso de Geografia da UFR já ministrou aulas nas disciplinas: Geografia e Planejamento I, Geografia e Planejamento II, Geografia Agrária I, Geografia Agrária II, Geografia Urbana I, Geografia Urbana II, Didática da Geografia, História do Pensamento Geográfico, Metodologia Científica, Metodologia de Ensino da Geografia, Estágio Supervisionado IV, etc.
Em 2023 começou a dar aulas no Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental ministrando a disciplina: Planejamento Urbano e Cidades Sustentáveis.
Ministrou palestras sobre os seguintes temas: Metodologia de Ensino Superior, Metodologia Científica, História de Projetos I e II, Currículo em Rede; Geografia e Meio Ambiente, Tendências Pedagógicas, Meio Ambiente, etc, nas cidades de: Marabá – PA, Conceição do Araguaia – PA, São Geraldo do Araguaia – PA, Xambioá – TO, Araguanã – TO, Babaçulândia – TO, Filadélfia – TO, Colinas do Tocantins – TO, Nova Olinda – TO, Angico – TO, Ananás – TO, Palmeiras do Tocantins – TO, Couto Magalhães – TO, Bernardo Saiyão – TO, Porto Nacional -TO, Aragominas – TO, Santa Fé do Araguaia - TO, Tocantinópolis – TO, Augustinópolis – TO, Wanderlândia – TO, Darcinópolis – TO, Augustinópolis – TO, Estreito – MA, Porto Franco – MA, Imperatriz - MA, Carolina – MA, São João do Paraíso - MA, etc.
Em relação a sua experiência no ensino Básico já ministrou as disciplinas: Ensino Religioso, Educação Artística, Filosofia, Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia, entre outras nas escolas: Escola Estadual “Elizabeth de Feitas Magalhães”; “Escola Renilda”, “13 de Junho”, “Rosalino Antonio da Silva”, “José Antonio da Silva” e “Sagrado Coração de Jesus” em Rondonópolis, como também deu aulas de Geografia, História, Filosofia, Ensino Religioso, Educação Artística, etc, nas Escolas “29 de Novembro”, Escola Municipal Dom Bosco, “13 de Maio” e “Laura Vieira” em Tangará da Serra – MT.
Aires José Pereira já participou de mais de 180 bancas de Trabalho de Conclusão de Curso; de 12 bancas de Especialização e 11 de mestrado, bem como, já orientou 95 Trabalhos de Conclusão de Curso e 11 monografias de especialização. Toda essa experiência só enriquece cada vez mais o seu próprio conhecimento multidisciplinar.
Em relação aos títulos e prêmios, Aires José Pereira, possui entre outros: Concurso do Hino Oficial de Rondonópolis em 2003; Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Rondonópolis em 2004; Cidadão Rondonopolitano pela Câmara de Vereadores de Rondonópolis em 2021; classificado no concurso de poesia falada de Tangará da Serra em 2001 e 2002; Foi homenageado como professor da aula da saudade do curso de Geografia da UFT em 2004/1 e 2004/2; Foi homenageado como Nome de Turma do curso de Geografia da UFT em 2007 e 2008; Foi Paraninfo do curso de Geografia da UFT em 2011, 2012, 2013, 2014/1 e 2014/2; Professor homenageado pelos alunos do curso de Geografia da UFT em 2009; Professor homenageado pelos alunos do curso de Geografia da UFR em 2021, 2023 e 2024.
Por outro lado, em relação a produção acadêmica/científica, Aires José Pereira, possui: 52 resumos publicados em Congressos; 07 resumos expandidos publicados em congressos; 41 artigos publicados em anais e congressos; 59 capítulos de livros publicados e 49 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.